Dicas

Como usar patchwork na decoração !

 

Como usar patchwork na decoração 


O patchwork consegue transformar a decoração dos ambientes residenciais, trabalhando com o efeito colorido em função de uma proposta alegre, artesanal e descontraída.





Os moradores que desejam deixar a casa com um visual colorido podem apostar no patchwork. A técnica artesanal reaproveita as sobras de tecidos, combinando em uma única peça varias estampas e cores. A proposta de decoração promete criar um ambiente bem descontraído e cheio de personalidade.


Quem já trabalha com patchwork sabe que se trata de uma atividade bem simples, mas que necessita de bom gosto. Os trabalhos manuais resultam da união de retalhos, costurados cuidadosamente para transformar a estética de um ambiente de intimidade ou convivência.


Apesar de novas ideias surgirem com relação ao patchwork, a técnica é antiga e foi herdade de muitos séculos atrás. Os primeiros registros do artesanato com retalho estão no século IX a.C., quando as vestimentas dos faraós eram confeccionadas com uma

técnica muito semelhante. No entanto, as primeiras peças de decoração só começaram a surgir no século XVI, na forma de tapetes e acolchoados.

Móveis

A primeira ideia capaz de personalizar a decoração consiste no uso de patchwork para forrar os móveis. Neste  trabalho, é possível usar tecidos com padronagens diferentes, ou seja, que variam quanto às figuras e cores.